Você está na IBAJAP!!!


FAÇA PARTE TBM DO NOSSO BLOG. SEJA UM SEGUIDOR.

29/06/2009

UMA IGREJA DE PROGRAMAS OU DE PROJETOS?

UMA IGREJA DE PROGRAMAS OU PROJETOS? - 1ª parte
"Atendei, agora,vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para tal cidade, é la passaremos um ano , e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida?Sois, apenas, como neblina que aparece por um instante e logo se dissipa".
tiago 4;13-14
INICIALMENTE, vale dizer que muitas igrejas tem projetos que se minsturam com programas, e a liderança /membrezia não consegue enxergar o caminho , o rumo para onde está indo, ou pretende chegar.
Por outro lado, muitas igrejas podem pensar que não devem fazer projetos, porque não sabem o dia de amanhã.Por isso, elas correm o risco de continuar no mesmo lugar.
Esta abordagem inicial, é um breve ensaio sobre a importância de ver a diferença e ,a partir daí, definir o caminho para onde devem caminhar ou se estão na estrada que Deus indicou.
Em primeiro lugar, uma igreja de programas , procura manter seu status quo,ou seja, seu modelo de atividades/referencial , é simplesmente fazer por fazer. As atividades são um fim es sim mesma,sendo assim,passam-se os dias, meses e anos mantendo as mesmas atividades sem se perguntar ou refletir sobre a relevância para o tempo e as necessidades de hoje.Uma igreja de programas é conformista,passaiva, consevadora e faz todo dia ,sempre tudo igual. Normalmente, a quantidade é mais importante. Há , em muitas igrejas, a valorização exclusiva do seu ministério.Muitas igrejas atualmente trabalham com a perspectiva de ministério, mas na prática caminham com o modelo de departamento. Igrejas assim, atuam com uma visão distorcida, cada ministério(departamento) lutando pelo seu pedaço( você no seu cantinho e eu no meu).
Em segundo lugar, uma igreja de projetos, tem objetivos, metas, define um lugar aonde vai ou pretende chegar. Reconhece a diferença entre objetivos de curto,médio e longo alcance.Visualiza a diferença entre copiar o que as outras igrejas fazem e, o que pode ser ajustado a sua realidade, desde que, seja relevante para o contexto onde está inserida. Uma igreja de projetos reconhece e valoriza os outros ministérios,a importância de definir as metas, as ação para alcançá-las, os responsáveis e o custo e principalmente aceita ser avaliada. Na igreja de projetos a liderança reconhece a importãncia dos outros ministérios.A qualidade é mais importante do que a quantidade.
Uma igreja de projetos deve ter um olhar mais profundo e distante.Entende que os ministérios existem para alcançarmos a missão que o Senhor nos deixou. A proposta é expandir o reino do Senhor e não o seu próprio reino.
Não há pecado nenhum em planejarmos atividades, porém precisamos compreender e aceitar a orientação biblica de entregar o caminho e confiar no Senhor, conforme o Salmo 37:5. Deus tem o direito de mudar a rota e roteiro das nossas vidas e igrejas.Quando o Senhor disse a Jonas para ir a Nínive, ele saiu de casa, comprou uma passagem para Tarsis. O restante da história grande parte das pessoas sabem o final.
Lembrando das narrativas bíblicas, podemos recordar o mover do Espírito Santo , quando o diácono Felipe, foi compelido a ensinar e testemunhar na vida de um etíope,eunuco, de Candace(Atos 8:26-40). Diante da perseguição imposta por Saulo aos crentes, pois tinha um projeto para matar homens e mulheres,Deus lhe apareceu em Damasco e lhe pegou na curva(Atos 9). O projeto de Saulo era matar, mas Jesus veio nos dar vida infinita.(João 10:10) Saulo mudou de nome e se tornou apóstolo dos gentios ( foi promovido).Quando seguimos os projetos orientados pelo Senhor ,sempre vamos ser promovidos e chegar além do planejado.
Uma igreja de projetos ou programas? Você decide.
pastor Romeu José Tavares

Nenhum comentário:

SORRIA ! VC ESTÁ SENDO FOTOGRAFADO

SORRIA ! VC ESTÁ SENDO FOTOGRAFADO